sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Um Sonho Grande Demais




"O sonho do São Paulo é grande demais para o Pacaembu" - Laudo Natel

O ano era 1952. O nome dele? Cícero Pompeu de Toledo. O eterno presidente do São Paulo Futebol Clube dava início à outro Cícero, que seria muito maior que ele.

Maior estádio particular do país, e o terceiro maior no geral, perdendo apenas para o Maraca e o Mineirão, provou que tinha o tamanho ideal para o sonho tricolor. Não sei bem a qual sonho Laudo se referia, mas acho que tinha a ver com dominar a América e o mundo por três vezes.

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, AKA Morumbi é de uma finesse sem tamanho. Já estive por lá assistindo um jogo de Libertadores e visitando informalmente.  Assistindo o jogo senti o chão tremer, e visitando, ví que não é preciso ser sujo, feio e malvado pra ser uma digna casa do futebol.

Costumo brincar que o São Paulo, por ser time jovem, não tem história. Não tem! Não tem, por que estão escrevendo agora. Daqui há trinta anos será o time lembrado, pelas conquistas históricas, pela invasão de campo mais linda que já vi, na Libertadores de 92, onde não se enxergava o verde da grama, só vermelho, branco e preto de uma intensidade assustadora.

Serão lembrados pela organização, estrutura e por um sonho que não coube no Pacaembu e nem dentro do Brasil.

O São Paulo é do mundo.

4 Comentários:

Paulo Cezar Filho disse...

Sou fã do momento atual do SPFC. Invejável o domínio do futebol brasileiro...

Concordo que o clube não tem história, não tem tradição. Mas está construindo ambas hoje, com alicerces sólidos! Exatamente a antítese dos clubes cariocas, que têm tradição e história, mas as estão destruindo...

Sobre o Morumbi, minha impressão é horrível, porque no único jogo que assisti lá fui mal tratado pela PM, e fiquei num setor no qual era simplesmente impossível pra ver o jogo (cadeira amarela inferior, de visitante).

Pra ser estádio de Copa do Mundo, tem que melhorar muito. Mas muito mesmo. Hoje, é muito inferior a Maracanã e Mineirão, que também estão longe do padrão de Copa.

Ótimo post, Jenny. Pra variar. Beijo,
PC

Jééh disse...

otimo post Jenny[+1] *-*, é o São Paulo em pouca história msm, mas já grandes titulos pra se orgulhar/fato e nem sei pQ eu tou falano bem do São Paulo, já que eu não entendo muito do futebol paulista :/

Zé da Fiel(de chuteira prateada ha-ha-ha-ah) disse...

O panetone não vai pra copa. Quem viver verá.
E outra, a federação paulista vai construir um estadio no bom retiro perto do ct do são paulo e palmeiras...e ele vai sobrar pro corinthians

ha-ha-ha-ha-ha-ha-ha-ah
Ei gente? é fineza voltar a pagar pau pro gremio,ok? por obzequio

Anônimo disse...

sem história? uma delas pra vc:

http://www.blogdozanquetta.com/?p=11096#comments

:)
um beijo!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO