sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cupcake lover

 imagem: QuintanaRoo

De uns tempos pra cá tenho notado que mais e mais pessoas têm procurado, pedido, implorado e sonhado com cupcakes em terras tupiniquins. Eles não são fáceis de se achar por aqui, como na terra do Obama, é verdade, mas não são nenhum bicho de sete cabeças pra quem quer aprender a fazer.

Não tem mistério mesmo. Se eu faço, qualquer mico de realejo consegue. A primeira providência é o material. Impossível fazer os bolinhos fofos sem a fôrma especial. Ah, mas é especial, então é caro! Caro nada, eu tenho uma ótima que custou uns 20 mango. Você também vai precisar das forminhas de papel, que são maiores que aquelas de brigadeiro, confeitos coloridos (tem de vários tipos à venda por aí...coração, estrela, boquinhas. Mas serve o granulado colorido na falta de coisa mais elaborada), corante comestível colorido (que é barato, em média 3 merréis) e os bicos de confeitar, que pra mim é o mais difícil e o mais caro também.

 Fôrma padrão para 12 cupcakes. Tem maiores e menores.

Fazer o glacê que vai por cima é dois palitos. Mas se você tiver preguiça como eu, pode comprar a mistura pronta, só adicionar água e bater na batedeira. Quanto a massa do bolinho, existem várias receitas pela internet, mas a bem da verdade, qualquer massa de bolo é válida.

Você coloca as forminhas de papel nos buraquinhos, despeja a massa e espera assar. Difícil né? D'oh. Ficou pronto, espere esfriar um pouco, pois o glacê derrete no bolo quente, e comece a confeitar. Use a imaginação e vá experimentando diferentes corantes e diferentes bicos. No começo é meio atrapalhado mesmo, mas você pega a manha. Com o tempo você pode ir acrescentando novas coisas, como moldes de pasta americana (não, não sei fazer, compro pronta também).

 Isso que acontece se você não espera a massa esfriar ¬¬

Aqui em São Paulo, eu recomendo a Barra Doce para comprar o material. Tem umas coisas mega caras lá, mas no geral é honesto.

No começo eu tirava foto de todo cupcake que eu fazia. Mas aí cansou.

 
 Estrelinhas de pasta americana. Pasta americana é uma eca. Tem gente que gosta. Não suporto
 
 Esse foi feito com buttercream de chocolate. É outra opção ao glacê. Mas é MEGA gorda.

7 Comentários:

Ana Magal disse...

Engraçado adoro doces e bolos, principalmente quando são de chocolate, mas prefiro brownie a cupcake. Acho o que cupcake com gosto parecido com o panetone e detesto panetone, rsss

Mas adoro glacê e quase lambi a tela só de ver =P

Karlla M. disse...

Bem, ainda não comi isso! Mas segundo o comentário da colega acima, acho que também não vou gostar, pois não gosto de panetone!
Mas que dá para a gente "comer com olhos", isso dá!

Cherrie disse...

Mal vejo a hora de aprender fazer esses bolinhos!
Adoro seu blog viu? Sempre estou aqui, pena que nem sempre tenho tempo de comentar, mas farei o possível pra mudar isso rs
Beijo!
Caty
http://catyfairy.blogspot.com/

Jennifer disse...

Gataaaaaa, vc é minha ídola mesmo!
ADORO, ADOROOOO cupcakes, mas só sei fazer com glacê, não consigo uma receita de buttercream que fique legal de jeito nenhum... E vc nem imagina todas as minhas tentativas! rs
Qd puder, mande-me qq receita q vc use e dê certo, please! =)

Bjoooos!

Clau disse...

Tenho andado na caça de inspirações para cupcakes... e aqui estou...rs

Realmente, vale recita de bolo normal tbm, pq eu cismei de treinar com bolo de chocolate comum...deu certo... e cobri com brigadeiro (meu doce favorito no mundo todo...rs) .... pra ficar perfeito só faltou sorvete...rs

mas a dúvida... onde acho dessas formas de 12 unidades?

to caçando...rs

adorei as dicas... ótimo blog

Anônimo disse...

Gente eu jah fiz cupcake em casa, mas de teste e depois todo mundo adorou ate mande pra escola do meu filho na festa junina, eu fiz com aquelas massas de bolo de caixinha que vende no supermercado (coisas de preguiçoso) mas deu super certo!! Recomendo cobri com brigadeiro e granulado!

Anônimo disse...

É muito fácil mesmo, tem muitos tipos vc deveria provar outros, se não gostou do sabor deste.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO