quarta-feira, 24 de junho de 2009

Você já esteve do outro lado do balcão?

 
Eu já. Já quase apanhei de trekker, já escutei neguinho pedindo um filme chamado “Encouraçado Pokemon” ¬¬ e já mandei o filho da puta atirar OS CARALHO do DVD no meio da avenida.

Revelarei agora, em primeira mão, o que acontece nos bastidores de uma grande rede de locadoras de uma metrópole. Por que como já diria Kevin Smith, “não é por que a gente te atende, que gostamos de você”.

Atendente de locadora, em geral, é uma peste. Só os mais fortes sobrevivem e cada um escolhe um jeito de manter a sanidade num ambiente recheado de figurinhas bizonhas.

Eu conheci um sujeito que, quando o cliente ficava reclamando que o disco estava sujo, que não colocaria aquilo no aparelho, e blá blá blá, se dirigia até a cozinha com a desculpa de limpar o DVD e enfiava dentro da cueca. Aquela esfregada na vara tirava as marcas de dedo do disco e o cliente saía satisfeito. O.o

Escrevemos todo tipo de barbaridade nas contas dos clientes. Foi cuzão? “Cliente cuzão se recusou a pagar a diária de atraso de filme x”. Deu calote? “Caloteiro evadiu-se do local sem efetuar pagamento, certeza que foi tirar a mãe da zona”.

Na frente de você todo balconista de locadora é só sorrisos, mas quando você vira as costas...”gordo escroto que não come mulher” é um dos xingamentos mais leves que saem quando a loja fecha.

Uma gerente, certa vez, perguntou para um rapaz que queria alugar um filme punheta qualquer de arte na véspera do Natal, se ele não tinha família. Ou namorada. Ou amigos.

Mentimos descaradamente, falamos que assistimos, mas só lemos a sinopse, damos respostas vagas quando o filme é uma bomba, pegamos o primeiro da prateleira quando você pede indicação, reservamos filmes pros trutas e falamos pros indesejáveis que estão todos locados, xingamos sua mãe, sua vó e a maldita professora que te alfabetizou na primeira série.

Pro atendente da locadora que deixa os discos dentro da caixinha, qualquer pessoa que entre na loja é um provável ladrão. Ele não está ali do seu lado por ser solícito, na verdade ele quer que você se exploda. Ele só está ali por que acha que você vai roubar algo e vai ser descontado no salário dele depois.

No fundo, no fundo, todo mundo que esquenta umbigo no balcão da locadora só quer ser amado e respeitado, ter direito a horário de almoço sem cliente entrando na cozinha, ter direito a ir embora pra casa antes do último ônibus passar e ter que dormir no ponto.

Ame e respeite a pessoa que te atende, em qualquer lugar, e será amado e respeitado de volta.

19 Comentários:

FiliPêra disse...

Ainda bem que existem os balconistas nice guy. Conheci o Humberto e o Bruner na época em que eles se mudaram pra cá (o Espírito Santo) e trouxeram a locadora deles junto. Quando viram quem meu bom gosto era transcendental, começaram a me indicar (e a lucrar) filmes de Kubrick, Scorcese e Tarantino. Depois firmamos amizade e Eu emprestava minha coleção de HQs de Sin City, meus quadrinhos de Alan Moore (fora meu Nintendo 64) em troca de filmes grátis...

O resto é história!

Jenny Taylor disse...

Claro q existem os nice guys, todos os são, por sinal. Mas só com quem é legal com eles.

Thiago Panza Guerson disse...

Filho das putas! Sempre fui na indicação deles. Até aluguei o pacote: "Resgate de Jéssica, Uma Linda Mulher e Os Trapalhões na terra dos monstros" - Passou tudo, na mesma semana, na sessão da tarde.

Beijos

Jubs!* disse...

Comentário 1:

Noooooooossa...lendo seu post eu lembrei da época da minha vida onde ir à locadora alugar um filme era um "evento"! E gostávamos tanto que fazíamos sempre! Época boa, época que de milhões de coisas que hj em dia não existe mais.

Jubs!* disse...

Comentário 2:

Final de semana passada estava comentando justamente sobre qual será o fim das locadoras.
Pq eu não acho que elas tenham a mesma quantidade de "sócios" que nem antigamente. Pelo contrário, me pergunto: "como elas ainda sobrevivem"?

Pelo menos eu e TODAS as pessoas (íntimas) que eu conheço baixam filmes na internet...E portanto esquecem da existência das antigas lojas de alguel de vídeo...




Ok, ok, se quiser pode apagar esse comentário. Vai que pegam meu IP ( O_o ) e me prendem por piratraia.

Beijos =P

All3X disse...

Oi? Locadora de filmes? Isso não é da época em que ainda se usava mimeógrafo?
Bem, eventualmente passo por lá, mas está ficando cada vez mais raro.
Ah, não diga tudo isso... Vou ficar agora sempre desconfiado daqueles atendentes...
E essa de nice guys agora... Sei não. Sempre fui daqueles que passam despercebidos.
Sou uma brisa, sempre entro nos locais para fazer o básico do super essencial, sem perder tempo e conversando o mínimo com quem não conhece. É um oi tchau.
Não sou do tipo nice guy. Mas...

PS: Jenny ainda vai fazer um cantinho dedicado nesse blog aos seus fiéis seguidores capixabas. Presença garantida, olha eu aqui e o FiliPêra lá em cima. ;)

All3X disse...

Ah, sim, respondendo a pergunta que dá título ao post: Não, nunca estive do outro lado do balcão.

Jenny Taylor disse...

Jubs e Allex,

acho q locadoras BOAS, e eu trabalhei numa boa, tem publico garantido.

O grosso do publico era aquele tipo de pessoa que curtia ir a locadora, sabe. Tinha muito senhor tb, q nao faz ideia de comofas pra baixar filme. Mto colecionador, apreciador de filme de arte, esse público não vai se perder.

Etevaldo disse...

Por isso que eu digo: Viva os Torrentes, Emule, Comunidade de Filmes no Orkut e computador alheio, porque todas estas vias tá cheio de filmes e novidades da hora.

E as vezes encontramos até "filmes" bonus nos computadores alheios! =D

Etevaldo disse...

Ah, complementando o comentário: sim, já estive do outro lado do balcão, e na pior epoca, quando 90% dos filmes eram piratas e nem capa tinham...e isso se vai uns longos 20 anos.

Só para ter idéia os filmes mais pedidos era de uma atriz que eu "nunca conheci", chamada Tracy Lords.

Zè da Fiel(dizem que sou a cara do Gary Cooper) disse...

A culpa è de vcs mesmos. seus malditos atedentes, eu mesmo ja passei por algumas desvenças procurando por filmes que ninguem. è estrangeiro? com esse nome deve tar na sessão de estrangeiros. ai tu chega là tà o Onk Bak e o Borat. Ou da vez que o atedente pegou o the nut professor:-cade o eddie murphie? deve ser o professor aloprado 2.

Zè da Fiel(minha mulher diz que pareço o Shemp) disse...

eu mesmo desisti de ser simpatico. eu somente os tolero, nem esquento. Vivo dizendo coisas como: como diria Grouxo Marx, eu nunca entraria pra uma locadora que aceita caras como eu. ninguem conhece mais o Grouxo.Na periferia onde eu moro tem uma blockbuster que hoje è mezo-americanas, mezo-calabreza. Uma pequena que tem os grandes classicos que sò eu loco(eu sempre assisto o encoraçado Pokemom, e Rocco e seus irmãos. Roko sifredi? è esse ai mesmo, adoro filme de sacanagem)

Rex Magnificus disse...

Na linha do "Encouraçado Pokemon": eu estava na locadora e uma figura perguntou no balcão onde ficava o dvd do "Pé Rabo". O atendente apontou para seção de "Eróticos".

Etevaldo disse...

Pior é tu entrar com uma criança de 5 anos na locadora, ver ela ir na sessão de filmes infantis e pegar "O Labirindo do Fauno", ir pra casa, estar tranquilo sentado lendo um jornal e ouvir os gritos da criança de desespero e terror, entrar no quarto e ver que um capitão do exercito espanhol tá matando um velho dando garrafadas em sua cabeça até a desfigurar.

Então tu pega o DVD, volta na locadora, encontra o atendente e pede explicações. O infeliz jura de pé junto que é filme de criança. Então, vc com toda calma que o criador lhe deu, tira o filme do "The Doors" que rolava para a galera uhull da praia e coloca o bendito "Fauno" na gaveta.

Dá play, avança até a dita cena e assisto, horrorizado, a galera do uhull vibrar com a cena e querer locar o filme. E ainda ver o sorrisinho sarcastico do atendente filho de uma égua.

Só faltou ele me indicar aquele filmezinho da XUXA para a criança!!!

Etevaldo disse...

Ah, mas também já peguei atendente que chegou pra mim e disse: quer um filme bom pra caralho? Leva esse.

"Fervura Máxima", chines com o Chon Yu Fat...bala voando pra todo lado. Literalmente destróem um hostpital inteiro. Esse sim ganhou meu respeito!

Filipe Zé disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Zé disse...

Estou chocado com essa revelação. Vou na locadora que eu locava quebrar umas caras e uns DVDs. Volto já.

Unknown disse...

Jenny, tudo que você escreveu também é válido para livrarias, não importa se a da "Travessa-Argumento-Cultura" da vida, mas também para Saraivona do xópi! 6 anos de conhecimento de causa..

All3X disse...

Jenny, só para deixar esclarecer, também acredito que boas locadoras não irão mesmo desaparecer. Assim como não sumirão as bibliotecas ou livrarias. Não é porque existe tanto conteúdo digital que irá deixar de ser consumido as formas tradicionais de cultura. Mesmo tendo xérox aos montes, e arquivos baixados na internet, ainda há aqueles que não possuem acesso, ou mesmo assim, preferem ter o tradicional, seja o livro, seja o dvd (dvd é tradicional!rs).
Abraços, mocinha,
All3X

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO