segunda-feira, 20 de julho de 2009

Há 100 Anos...



1,2,3,4,5,6,7,8,9...não percam as contas...10. 10 x 0 foi o placar do primeiro Grenal da história. Dia 18 de Julho de 1909, o Inter era um bebê, o Grêmio já contabilizava 6 aninhos. Com essa singela goleada do Imortal Tricolor em cima do Colorado Gaúcho nascia o clássico de maior rivalidade do futebol brasileiro, perdendo em “antiguidade” somente para Fluminense e Botafogo.

Esqueçam Fla x Flu, VaiCurintia x VaiParmêra, Bavi, Atletiba, Sport x Náutico (que faz aniversário por esses dias também), nada incendeia mais uma cidade do que um Grenal. Desde as épocas do estádio da Baixada onde atos de violência entre as duas torcidas já eram relatados. Isso pelos idos dos anos 20...

1,2,3,4,5,6...não percam as contas...7 Grenais seguidos vencidos pelo Inter. O último pelo Gaúchão desse ano.

Dia 19 de Julho de 2009. Estádio Olímpico Monumental, 100 anos e um dia depois. Lotado. Vale o carimbo no Grenal histórico (além de três pontinhos fundamentais para o Tricolor seguir vivaço no Brasileirão). Quem levar, vai contar essa história pra sempre.

A festa inicia-se vermelha, com uma falha de Showza e um gol de Nilmar. Mas o mesmo Showza se redime com uma falta (como sempre) muito bem batida. Gol do Grêmio!

Eu não admitiria um empate nesse jogo, alguém tinha que contar essa história. 1 x 1 no Grenal centenário seria deveras broxante. Não queria nem saber, se terminasse assim eu espalharia por aí que era tudo marmelada, joguinho de comadre pra todo mundo sair feliz.

Mas ah...Maxi López chegou no erro de Lauro e Guiñazu pra calar minha boca. Alguém ia sim, meter o carimbo nesses 100 anos...E era AZUL. 1,2...não deu pra perder a conta. Mas valeu a pena, pois esse Grenal histórico, centenário e único é do Imortal. E vai ser pra sempre!

Histórias de Grenais Passados

No Zero Hora do dia 12 passado, na seção de esportes, saiu uma matéria bastante interessante onde jogadores de Inter e Grêmio contavam histórias pitorescas de Grenais passados. Não resisti e surrupiei a edição que jazia “esquecida” numa poltrona.

O ex-meia Sérgio Lopes, por exemplo, conta como em 1961 depois ter passado por uma cirurgia no joelho, acatou a ordem do então técnico Carlos Froner de vestir o uniforme do Grêmio, sentar no banco de reservas e ficar ali, assustando o time rival com a mera possibilidade de entrar em campo.

Ou Tarciso, que fez história no Tricolor, que foi apontado por Paulinho Almeida como dúvida para um Grenal de 79 por que o técnico sabia do “esquema especial” montado pelo Colorado para parar o atacante. Porém, minutos antes do início da partida, os jornalistas flagraram o jogador se aquecendo no vestiário. Paulinho emputeceu-se e atirou um sapato nos curiosos.

E sempre ele, Dadá Maravilha, uma das figuras mais carismáticas do futebol, que decidiu acabar com essa história de que jogadores de Inter e Grêmio não se falavam. Dois dias antes do Grenal de 77 foi até o Olímpico, entrou no vestiário, fez a social, abraçou Telê Santana e prometeu um gol aos 42 do segundo tempo. Não cumpriu a promessa por apenas dois minutos.

25 Comentários:

Bruno disse...

Aonde estão ninguém os vê são os p.... dos Inter


Eles perdem e somem, é torcida de momento mesmo.

Etevaldo disse...

Pronto, agora estou em condições de deixar aqui meu comentário. Ontem sai da órbita terrestre, graças ao vinho barato de Nova Trento!

E não é que vencemos o Grenal do Centenário? Nada mais justo, para quem venceu o primeiro por largos 10x0! Pena não termos video no Youtube deste episódio histórico do futebol brasileiro, e porque não mundial!

E o Tcheco, heim? Daquele jeito, meio sumido, meio largado, é o Tcheco. Por incrível que pareça o Grêmio não consegue viver sem seu estilo todo lerdo de jogar. Tomara que continue dando resultado.

Mas para mim o melhor do jogo não foi o gol do Maxi, nosso formidável centroavante, mas sim o Mario Doril, o rapaz do interior paulista que andou meio fugido, mas que depois que voltou tá começando a dar traços de ser um ótimo jogador.

E a senhorita, muito sofrimento com o ocorrido no Maracanã? Só pode ter algum sapo enterrado lá pelas bandas do Engenhão. Tomar gol daquele jeito ao apagar das luzes?

Nei Franco balança, mas não cai. Que coisa!

Jenny Taylor disse...

Eu já tirei o encosto do Olimpico, agora um gremista faça a fineza de tirar o do Niltão :P

Mario Fernandes me deixa nervosa sempre...acho q ele sempre vai sair correndo pra nunca mais voltar.

Zé da Fiel(agora tripudiano) disse...

Há 100 anos....ou Jenny Gozando Com o Pau Dos Outros...
Jenny,Jenny,Jenny...não faça isso. Esse seu jeitinho paga-pau já esgotou. Não fuja da realidade. Não tente se esconder atrás de outra equipe, além do mais de uma que a dupla de ataque é Jonas("peor delantero del mundo") e Herrera("el casi gol").

Eu sou tenho uma religião, um time, um carro(um fusca é verdade, mas tecnicamente é um carro). Não fuja da realidade, abrace seu time de todo o coração; Eles precisam acima de tudo de carinho...abrace o juninho, abrace o castilho, abrace com força o André Lima e diga: - eu te perdô-o!

Jenny Taylor disse...

Prefiro abraçar o cão, o capeta, o cramunhão, o pé-preto, o tinhoso...do que o André Lima.

Dá licença deu gozar com o pau alheio. Aliás, sou menina, SÓ posso gozar com o pau alheio :P

Micael Gaier disse...

colorado é foda. Só sabe se gabar, agora que perdem some. Se você tentou ligar pra um deles depois do jogo não conseguiu, porque o celular estava desligado.
E se acham.
Gente, dao 1 real pra eles!
Aprendam a ser gente com os Gremistas!

All3X disse...

Dá licença deu gozar com o pau alheio. Aliás, sou menina, SÓ posso gozar com o pau alheio :P
Essa filosofia nunca tinha pensando, mas você pode usar o seu vibrador O_o

Jenny Taylor disse...

Continua sendo o pau alheio. Um simulacro para pau alheio, mas ainda sim...alheio

All3X disse...

Ah, pára com isso, cheia das ideias erradas... :P

Harley Coqueiro disse...

Jenny, querida, respeito a sua opinião, mas se para você o Gre-Nal é o clássico de maior rivalidade de todos, é porque nunca vieste a BH num dia de clássico entre o Galo e a Raposa.

É o inferno na Terra. Parece a Faixa de Gaza!!!

Se você quiser vir e conhecer "in loco", reservo um quarto de hotel no Centro, só para nós dois, e depois te levo para conhecer a religião mais fundamentalista de todas: a Galoucura!

PS: Só para você ter ideia da dimensão da rivalidade, quando o jogo entre o Estudiantes e o Cruzeiro terminou no Mineirão, os argentinos ficaram estupefatos com a gigantesca festa feita pelos atleticanos, e se sentiram como se estivessem em casa.

Tanto é que circula na internet as imagens do ônibus com os jogadores do "Pincha" em La Plata, com o pavilhão do Galo sobre a bandeira do Estudiantes em pleno território argentino (!!!!!!). Convenhamos: esta cena é mais impactante que a bandeira dos EUA na lua!!!

Isso mesmo, Jenny, contra o Cruzeiro, o atleticano vira até argentino!

Quer rivalidade maior que essa?

Bruno disse...

Cruzeiro e Atlético grande rivalidade? Cara tu não conhece Gre-nal, é algo de outro mundo, só vendo pra crer, e a tiração de sarro e piadas são constantes, a rivalidade é muito grande, em 1920 e dinossauro os caras ja brigavam no Gre-nal pra ti ver a raiva que sentem um pelo outro, mas uma coisa eu vou te dizer nunca fui com a cara do Cruzeiro, sempre simpatizei mais com o Atlético, tem mais raça.

Jenny Taylor disse...

nunca fui com a cara do Cruzeiro, sempre simpatizei mais com o Atlético, tem mais raça. [2]

Harley Coqueiro disse...

Bruno, sem desmerecer o Gre-Nal aí nos Pampas, mas em dia de Rapo-Galo, sem exageros, parece a "Batalha do Armagedon"!

Jenny, lindinha, eu sabia que você também acabaria se simpatizando com o Galo Forte Vingador! (Ah, e o convite para vir a BH tá de pé, viu?)

@TutorUnopar disse...

Bruno, acho natural sua tendência de ser simpatizante do Patético mineiro, normalmente num jogo entre equipes que não torcemos, há uma tendência natural em simpatizarmos com a equipe mais fraca.

Minha Cara Jenny, uma menina tão inteligente, que escreve arquivos belíssimos, não merece tamanho sofrimento, seja simpatizante de alguma coisa menos fútil. Quando vier a BH não dê trela para o sofredor HC, temos coisas mais importantes para fazer...

Jenny Taylor disse...

Acho o Cruzeiro meio frescalhão. Não orna comigo...

Eu só tenho simpatia por time de ômi macho

@TutotUnopar disse...

Jenny, não sei qual foi sua referência para esta conclusão, mas você está procurando macho no lugar errado. A galo mete com cu, dorme num pau e sua esposa é uma galinha.

Zé da Fiel (sacaneando, pois esse ano só vai dar TIMÂO) disse...

Engraçado com certos caras educados, e com linguajar empolado se transformam de uma hora pra outra em maolqueiro vagabundo. È só falar que o time do cara afina nos momentos importantes, que tem um historico afrescalhado, ou que o rival tem uma historia de raça e o cara sobe nas tamancas e começa a ofender os outros.
Meu tem de aceitar, falar assim: - e dai que meu time deu uma bambiada temos xtitulos, temos a torcida mais rica e alegre, vamos sempre na libertadores, e dai que nosso time não é reconhecido por amor a camisa,pela raça e pelo brio.
Brio(raça), caro amigo, não é uma coisa que você pode pegar na rua, amarrar e colacar pra fora da casa quando bem entender. O nome disso é cachorro. O BRIO(raça) é outra coisa.

Zé da Fiel disse...

e quando eu falei maloqueiro vagabundo, faltou
"igualzinho a torcida da marginal sem-numero",
essa corintianada filha-da-puta, da qual eu faço parte

Jenny Taylor disse...

E o Grenal, hein???

Falam de tudo...menos do Grenal

:P

Zé da Fiel disse...

"o grenal não é comentado por que eu não tenho leitores colorados." -twiter-

"o grenal não é comentado porque a torcida #fail do Inter que nem foi lá assistir o time ¬¬ (caralho...torcida #fail me irrita muito, sério!)" -duelo em preto branco e muito vermelho-

E o Grenal não é comentado porque não tá naquela lista da CNN, das dez maiores rivalidades do mundo futebolistico, domingo liga a tv 16:00, não vai ter futebol, vai ter derby. DERBY, isso é nome de rivalidade?

vamos falar de time de futebol. Tu não postou nehuma foto do lucio flavio estropiado. Tu não falou nada da nova robalheira dos aflitos. Tu não falou nada da possivel queda do CUCA

Jenny Taylor disse...

Falei disso tudo no Twitter...vc deve ter visto pelo jeito, seu ardiloso :P

te amo

Bruno disse...

Ah para atlético-mg time fraco? Mal administrado nos ultimos 500 anos isso sim, mas sempre respeitei eles, mais do que o Cruzeiro que pra mim ta no mesmo nível que o Inter, se acham muito mas na hora do pega pra capa, desafinam feio, mas voltando ao Gre-nal, é uma rivalidade tremenda que marido e mulher não se falam, pai de atacante colorado não fala com o filho porque fez gol nas coloridas, história contada pelo próprio Christian (aquele enganador que jogou até no SP), a cidade para parece que nada mais importante existe no mundo a alienação toma conta e tudo o que se ouve e se vê é sobre o Gre-nal, Gre-nal derruba técnico, essa rivalidade é tão grande que qualquer um dos dois times pode estar numa merda geral, mas se ganha um Gre-nal a moral vai la em cima e isso ajuda e muito na recuperação e se quem ta bem perde, o cenário é desolador e tudo desanda, Gre-nal é algo de outro mundo acho que só perde pra Galatasaray vs. Fenerbahce, lá o bixo pega e é braba a coisa

E pra quem quiser conferir como é a rivalidade ganhar Gre-nal é como um título até para os jogadores e Jenny se quiser conferir tem o Tcheco sem camiseta, sinceramente não sei o que as mulheres veem nele.

http://www.youtube.com/watch?v=QPiA5lrHLKc

Jenny Taylor disse...

É por isso que eu amo meus leitores tricolores *-*

Gato, não sei o que as outras mulheres veem no Tchequinho, mas eu penso que se a camisa do Imortal gera água...a camisa do Imortal + uma braçadeira de capitão gera o dobro.

Fora que ele é um fofo, super engraçadinho. Porém ômi macho dentro de campo.

Bruno disse...

Quanto a aparência fisica, acho ele um homem de uma beleza diferente o feio-bonito, que tem um narigão mas tem charme e sabe agradar a mulherada, tipo eu assim (brincadeira), mas como jogador não tenho o que reclamar dele o Tcheco pra mim é o cara que arruma o meio, nas palavras do segundo melhor técnico que eu já vi passar pelo IMORTAL (Mano "o fodão" Menezes), tem garra, sangue na veia, bate faltas com uma maestria, escanteios perfeitamente, lançamentos com muita habilidade e tem um ótimo chute e sem contar a liderança, nos últimos anos só ele, o Sandro Goiano, William e Saja me marcaram como torcedor depois de tantos anos tendo que aguentar mercenários fazendo ponto na azenha. E isso que eu nem via nada no Tcheco, mas com o tempo fui criando uma admiração pelo futebol e carácter dele, o Grêmio sempre transforma muitos jogadores.


PS: E o Botafogo hein? Gostava de ver ele jogar em 95, aquele time tinha uma raça, mas como esse técnico ai meu pai não da pra querer, vocês tem que contratar um técnico Gaúcho que mande sentar o sarrafo, botar o dedo na cara do adversário, que contrate uns brucutus e levante a moral do time, e fazer uma limpa nessa direção, mas sobre isso acho muito dificil porque honestidade no Brasil é igual eclipse de vez em quando aparece uns, mas são tão aleatórios.

Jenny Taylor disse...

Bruno, seu borracho da geral, bebi demais, mas depois eu respondo.

Beijos, amor eterno.

...os feitos da tua historia, cantam rio grande com amor...

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO