terça-feira, 28 de julho de 2009

A Torcida Mais Apaixonada do Brasil



NUNCA VOU BAIXAR MINHA CABEÇA, ONDE QUER QUE ELE ESTEJA, SOU TRICOLOR...

Não, Zé da Fiel, não é mais um post meu gozando com o pau da Geral, antes que você reclame.

Na verdade, domingão assistindo TV tive o prazer de ver uma matéria sobre a torcida do Santa Cruz, e aí lembrei que estava sendo extremamente injusta ao falar isso ou aquilo de torcida X ou Y e solenemente ignorar a torcida mais apaixonada do país.

Por que lotar estádios na Série A e até na Série B é fácil. Mas lotar estádio na Série D e com uma campanha bem máomeno não é pra qualquer um. Mas eles enfiam quantas cabeças couberem no Arrudão, viajam sempre em grupos bombando, dão um show, apóiam o time, gritam, pulam, cantam.



Em 2008, a Inferno Coral, torcida organizada do Santa deu um show no estádio abrindo o que era até então o maior bandeirão do mundo (andei olhando e sinceramente não vou saber dizer se ainda é). Media 175 metros por 45. Foram 25 cabeças trabalhando, por 28 dias, 1200 litros de tinta e 37 mil realidades investidas. Um caminhão baú é utilizado pra carregar o bandeirão até o Arruda, aliás, ele só consegue ser aberto lá (que, caso vocês não saibam, é o quarto maior estádio particular do mundo), a Inferno teve que pensar numa menor para os Aflitos (#fail) e para a Ilha do Retiro.

Em 2008, o Santa já amargava uma Série C, e mesmo assim, sua apaixonada torcida preparou esse espetáculo. Alguém visualiza uma Independente fazendo isso, uma Populixo? Nem Gaviões, nem Geral...que são exemplos de torcida abnegada.

Última comemoração da torcida mais apaixonada do Brasil? Campeão Pernambucano em 2005. Ídolo? Nunes, que fez história no clube ao ser o primeiro e único jogador do Santa a ser convocado para a seleção, em 1979.

Não tem títulos de expressão, não tem tri mundial, não teve Zico, não é bi da América, não tem seus jogos televisionados pela Globo, mas tem torcida mais INACREDITÁVEL e mais FIEL que todas essas, pra eles, o Santa é o verdadeiro SOBERANO.

29 Comentários:

Harley Coqueiro disse...

Jeninha,

Eu concordo com você. É muito fácil torcer para time da moda, que tem prestígio, dinheiro, títulos e TV Globo. Claro que não vou ser caretão fascistoide e dizer que o cara que mora no Pará tem obrigatoriamente que torcer pelo Remo, Payssandu e Moto-Clube. Não. Se o cara sempre se identificou com o Flamengo, Corinthians, Grêmio, que tenha ampla e irrestrita liberdade para torcer pelo seu time, onde estiver. O Brasil, apesar dos pesares, ainda é a maior democracia do Planeta Terra.
No meu texto intitulado "O Fenômeno e o Flamengo: Uma Relação de Amor e Ódio" link:(http://tutorunopar.blogspot.com/2009/07/o-fenomeno-e-o-flamengo-uma-relacao-de.html) eu já havia comentado sobre as grandes torcidas fora do eixo Rio/São Paulo.

Não querendo puxar um pouco da brasa para a minha sardinha, a torcida do Clube Atlético Mineiro também não fica para trás no quesito paixão e fidelidade. Tanto é que o Milton Neves considera a torcida do Galo "a mais argentina de todas as torcidas".

E o Galo, sem ganhar praticamente nada na última década, em geral, possui as melhores médias anuais de torcida.

Em 2006, por exemplo, quando o Galo penava na Série B, conseguiu ter a melhor média de torcida das séries A, B e C.

Para o Atleticano, o Galo é mais que um time de futebol: é uma religião ortodoxa fundamentalista!

Zé da Fiel (...Sofredor, graças a Deus) disse...

Quando eles encherem o maracanã(ou o Engenhão, vai saber né?)tu vem falar comigo. Quando eles ficarem 22anos na fila, sendo sacaneados pelos rivais e ainda assim aumentar o numero de torcedores tu vem falar comigo.quando eles lotarem estadio pra final de sub-20, futebol femino, show ball e torneio de truco tu vem falar comigo.


Agora sem sacanagem, eu sacaneio pra caramba mas sei reconhecer o amor dos outros torcedores pelo seu time. Se tem uma coisa que corinthiano manja é de sofrer. A gente tem orgulho de saber sofrer, e reconhecemos e respeitamos quem também enfrenta isso com galhardia. Aquela hora que a torcida do palmeiras aplaude o time de pé após ganhar o jogo mas não levar(5x1 1996)é maravilhoso. Eu até parei de rir na hora.

Já foi contada todas as estorias da batalha do aflitos, da queda do galo, do retorno do Corinthians e das humilhações impostas ao tricolor das laranjeiras. Faltava mesmo, contar as estorias desses cabras machos do Paysandu, do Remo, do Bahia e do Santa aqueles que se orgulham não de torcerem prum time...de serem o time(cara de até uma arrepio)

Magnum 44 disse...

A intenção do comentário não é polemizar. É apenas uma reflexão de mais um, entre milhões, que julga ser pós graduado em questões futebolísticas. Creio que qualquer equipe de ponta que estivesse na situação em que se encontra o Santa Cruz, também lotaria os Estádios. Venhamos e convenhamos, o nível das Séries C e D são baíxissimos, o que possiblita (nem sempre) uma superioridade considerável dos clubes mais estruturados. Nessa linha de raciocínio, as vítorias serão constantes e a torcida segue o embalo do êxito. Exemplo são os campeonatos de interior, várzeas, etc., guardadas as devidas proporções, que mesmo sem visibilidade e sem grandes premiações, entopem os estádios de torcedores. Portanto, com todo respeito que a torcida coral merece, não vejo como grande feito.

Jenny Taylor disse...

Magnum, problema é que a cobra tá rateando na Série D também, vai mal das pernas na QUARTA divisão e mesmo assim o Arrudão lota.

As vitórias não tem sido constantes e mesmo assim a torcida segue firme.

Zé da Fiel disse...

repondendo teu twiter eu tenho um viznho torcedor do santa serve?

Jenny Taylor disse...

Manda ele vir aqui contar historias da torcida então :P

Magnum 44 disse...

Bem Jenny, sendo assim, dou a mão à palmatória.

Cathwillows disse...

Jenny, tu ja viu o vídeo que tá hoje no meu blog?
KKKKKKKKKKKKKKKK!
SENSACIONAL!!!! Veja!

Unknown disse...

Olha não gosto do Corinthians, adoro quando perdem, mas tenho muito respeito pela Gaviões na minha opinião a única torcida foda de SP, ah 3 anos que eu vou a todos os jogos do Grêmio e posso dizer sem dúvida a única que lota o espaço deles aqui é a Gaviões, tanto que eles ficam na parte inferior e não na superior porque precisam de mais espaço e não tem outra torcida de fora do estado que faça isso, nem as que são de perto, e são poucas mesmo as torcidas nesse nível, como a do Santa Cruz que vai ao estádio pra ver a troca do Gramado, gasta os tubos em bandeira e apóia na série D, isso que é alento incodicional e não torcida de marketing. Eles podem não ter 100 mil sócios (só não mente do Fernando Carvalho), mas respeitos mais eles que a popular do beira-lixo (cópia da geral), são poucas as torcidas que apoiam na boa e na ruim, só posso falar da minha, da gaviões, do santa cruz, do atlético e da do botafogo na série b, só na série B Jenny, porque ultimamente ta fraca a coisa em general Severiano não acha?

Jenny Taylor disse...

Bru, a torcida do Fogão já foi melhor mesmo. Acho que muita gente anda desapontada demais com as trapalhadas, e isso não é feitio da torcida do Glorioso.

Mas ainda existem sim, os bons torcedores, pessoal da Fúria, pessoal q não abandona jamais a Estrela Solitária. Aquela cabeçada que se despenca até Engenho de Dentro (não sei se vc conhece o Rio, mas o Engenhão fica longe pra caraleo) religiosamente.

Unknown disse...

É ja ouvi falar que é longe sim, mas olha Jenny, tu conhece a história da fundação da Geral? Quando começou? Em que momento o Grêmio tava? Tava numa merda de dar dó, tava pior que a bosta do cavalo e começou com meia dúzia de gente, e foi crescendo, e numa época que só haviam picaretas na direção (como se não tivesse hoje, santo Odone o grande salvador da série B direto a libertadores), e a Geral começou lá em 2002 e foi ganhando dimensões incríveis e contagiando a torcida. Hoje em dia até a turma do amendoim (que no olimpico é a mais chata do mundo) sabe cantar "pingos de amor", "cantamos todos com a geral" etc.., isso porque ouve muito trabalho e empenho e sei que o Botafogo do Garrincha (melhor que pelé), Túlio, Wagner, Donizete (jogava muito), Scheidt, pode chegar nisso só precisa de gente que bote a cara pra bater. E pode ter certeza que esse incetivo passa para os jogadores e eles gostam muito disso palavras do Tchecho hein (hahaha) ah e um vídeo pra ti rir um pouco, eu tava lá, me lembro que fiquei um tempão lá depois do jogo cantando, enlouquecido.

http://www.youtube.com/watch?v=wG7f5A7B8bw

Jenny Taylor disse...

Se foi... lol oh dó qdo mostra a torcida do São Paulo, ali, Bru...

não mentira...deu dó não, eu ri.

Unknown disse...

Hahahahaha tive que rir do teu comentário, mas tava olhando uns vídeos da torcida do Santa Cruz e gostei do que vi, os caras são fodas mesmo:


http://www.youtube.com/watch?v=3TKrPb2jrmk


Mas nada se compara a torcida do Imortal:

Quem quiser dar uma conferida no trailer do filme sobre a geral ta ai (jenny tem até o tcheco (hahahaha):

http://www.youtube.com/watch?v=w_5W8HnOHzg


PS: Jenny qual a torcida mais forte do Botafogo? E é verdade que aquilo que um dirigente falou uma vez que a torcida não vai muito no estádio? Esses dias eu vi que foram 5 mil contra o Inter, é normal isso? Acho estranho porque aqui o minimo do minimo é 15 mil, mas só em final de mês e quando tá muito frio.

Jenny Taylor disse...

A torcida mais forte do Fogo é a Fúria e não foram 5000, foram 8 ¬¬

Mas ai é uma coisa...vcs desceriam ao inferno e bateriam no capeta pra ver o gremio jogar. A torcida do Botafogo anda tão sem-sangue que da dó, mas eu prefiro esses 8 mil dentro do Niltão, gritando, empurrando o time do que 40 mil cabeças cornetando. Por q esses 8 mil certeza q foram lá pra torcer.

Se não é pra torcer e ficar reclamando de tudo, melhor ficar em casa mesmo.

E eu ja tinha visto o trailer ;)

Unknown disse...

Nisso eu concordo contigo, porque quando vai menos gente ao estádio, em dias frios e chuvosos pra caralho, a torcida sempre canta mais, porque vai quem gosta mesmo, mas se bem que tem dias que aqui ta chovendo pedra e o estádio ta com 40 mil, mas tem uma outra coisa, não adianta só gostar do time porque chega uma hora que tu desanima, tu fica tão puto que larga de mão, o time tem que dar retorno também, torcida não vive só de passado (tirando os times do nordeste), acho que é por isso que o botafogo pode estar assim, falta dar uma guinada, até porque é o único time que eu não tenho nada contra no Rio, porque o resto pra mim não fede nem cheira.


Hummm ja tinha visto o trailer, anda bem informada pelo visto, mas to pra te dizer uma coisa, o que mata vocês é o Ney Franco pra mim muito sem pulso, sem sal, como eu disse falta alguém estilo Mano Menezes, Felipão, Tite, Celso Roth ou alguém novo, alguém com um bom planejamento que tenha apoio da direção e um bom projeto, e outra acabar com essa de torcedor mandar na direção, é só seguir o exemplo do Corinthias que botou ordem na casa e parou com aquela palhaçada.

Gostei desse vídeo tem umas músicas boas da torcida e aquele balão com a bandeira show de bola

http://www.youtube.com/watch?v=89LIPGNF9vA

Jenny Taylor disse...

Ah, meu, Ney Franco não dá mesmo, cansei de falar isso, esses técnicos frouxos, tipo o Ney, Rene Simões, Caio Jr, Parreira, Cuca, por mim podiam todos se aposentar e ir jogar bocha.

Eu queria o Mano no Botafogo, mas é sonhar alto demais, então eu me contentava com o Benazzi.

Aliás, eu falo disso aqui nesse post

http://elbigodonmardiiito.blogspot.com/2009/06/pensar-pequeno-para-voltar-ser-grande.html

Unknown disse...

Quem ser Benazzi?????? Se for bom me conta que eu ja vou atrás pra avaliar os jogos do time dele, pra depois quando vir pra cá eu digo que ja sabia que ele era o cara(hahaahahha) e outra sobre os jogadores da base que tu falou, eles tem duas coisas boas, primeiro se tu achar uns bons o time melhora muito de qualidade com custo baixissimo, segundo com a venda deles da pra se pagar dívidas, vocês precisam de um Rodrigo Caetano pra isso, acho que tu conhece ta aí no time do bacalhau, o cara é muito profissional, pra ti ter idéia ele revolucionou as categorias de base aqui, antes o alojamento do Grêmio era chamado presídio pra ti ter noção, hoje é referência no Brasil, ja revelou Anderson, Lucas, Eduardo Costa, Rafael Carioca, tudo isso com uma boa cabeça trabalhando, pena que ele quis ir pro Vasco, vocês precisam de um Rodrigo Caetano e um Mano Menezes.

Jenny Taylor disse...

Bru, paixão, o Benazzi é um daqueles técnicos "reis do acesso", ele já conseguiu 12 acessos diferentes. O trabalho mais famoso dele foi com a Lusa em 2007, qdo trouxe ela de volta pra primeira divisão do brasileiro e do paulista. Tem até filme...O Caminho dos Campeões, ou vc acha q só vcs podem? lol

O Benazzi é um Mano sem a mídia. E ele tá no Vila Nova atualmente.

Qto a base do Gremio, outro dia tava lendo uma materia no ZH falando exatamente de qtas opções o Autuori poderia ir buscar ali, e de qta gente no time atual tinha sido formada em casa. Eu acho q categoria de base é uma coisa q tem q ser levada super a serio, pode salvar um time.

Zè da Fiel disse...

...dinheiro è melhor.

Benazzi, Vadão, Picernni, Givanildo. Sabe oque todos eles tem em comum? otimos trabalhos na serie B, ou em times pequenos(que não sonham em ser campeões)e demissões "injustas" quando em times grandes.
Quando o time precisa de um choque tem de trazer o Leão, Celso Roth ou o Abelão.
Acho sinceramente que o Botafogo precisava de uma campanha: "te amo incodicionalmente, aconteça oque acontecer". Sabe uns desses movimentos saidos da torcida? pra contagiar arquibamcadas e dar tranquilidade pro time. Sò assim da pra gerar torcida.
Um adendo o Roberto Torero falou logo apos a conquista do santos em 2002: - ainda bem que ganhou porque foi feito um censo e era a torcida que menos crescia entre os grandes de SP, nesse ritmo fatalmente se tornaria uma torcida de "colonia" como a da portuguesa.
Vamos-là torcida do Fogão, comecem a gritar? - Leão, Leão, Leão...o,o,o,o queremos treinador
...ão, ão, ão queremos o Leão!!!!!

Jenny Taylor disse...

Leão não é bom para pontos corridos. Ainda prefiro o Benazzi.

E o Botafogo No Coração foi quase isso Zé, foi o projeto de socio-torcedor para arrecadar fundos pro time. O Botafogo não tinha patrocinador e estampou o logo do "Botafogo no Coração" na camisa de 03 a 05. Uma das camisas mais bonitas do Glorioso...

Zé da Fiel disse...

Seda teens??????A MTV não tem uma campanha de umas balzaquianas fazendo festa do pijama, dançando em maquinas de fliperama e chuapndo pirulito? Tipo " Vai ter muita gente que já passou da idade tentando imitar você. Seda teens um estilo compativel com sua idade!"

Jenny muito serio agora. Com Leão aquele barato do maicosuel não acontece, com Leão aquele negocio que aconteceu com Zé cana-brava-Roberto não acontece, não acontece aquela putaria do Dodô.
O Santos do Leão só deu certo, por que a torcida abraçou o time, que tinha muito moleque em posições chaves e logico que amarelou alguns jogos. Só que a torcida apoiava na vila e na semi-final Diego arregaçou. Tu disse que talvez devesse ter cinco mil no Niltão do que oito no Engenhão. Eu realmente não sei julgar se longe, só que o morumbi é longe, agora tem muito mais comodidade é verdade mas antes, gente que pegava onibus pra republica descia a pé pro terminal bandeira pra então pegar outro onibus pro morumbi sabe como é.

È mais facil ser torcedor do Santa em pernambuco onde o custo de vida é um pouco menor do que nas capitais da região sudeste e sul, os ingressos deve ser mais baixo, a unica coisa igual é a incopetencia de todos os dirigentes de futebol do Brasil.

Jenny Taylor disse...

O Zé adora ler os updates do twitter lol

Eu não sou mais teen, mas tb nao sou balzaquiana, pera lá ¬¬

O acesso ao Morumbi é infinitamente mais fácil do q o Engenhão, seja lá de onde vc vier da cidade. Na boa, acho q é mais fácil chegar na Vila do q no Engenhão...mas isso não é desculpa mesmo pra torcida.

Anônimo disse...

FIco com todas as palvras do primeiro comentarista.... Se o Galo fosse ao menos a sombra da sua torcida.... enfim =D, vamos ver no que dá este ano...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ah para Zé o Leão é um velho ranzinza e brocha que só pensa em pintar o cabelo e adora posar de macho, mandou o Tcheco passear, mandou o Tafarrel passear, jogava colete no chão pro jogador se abaixar para ele, ele é recalcado e não ganha nada ah milênios, não vou com a cara dele, o Roth até ainda vai, apesar de ser ranzinza ele muitas vezes tá certo, mas ele não tem estabilidade, da umas alopradas e não sabe se relacionar depois acaba se fudendo por causa disso e perde o emprego, Vadão não existe, Givanildo é o eterno técnico do paysandu, olha sinceramente não conheço o trabalho do Benazzi, mas se ele é tão bom, merece uma chance (ele caiu com a LUSA?), quem sabe um dia ele conseguia, se ele é bom pra fazer times fortes com pouco dinheiro manda ele pro Grêmio com mixaria sempre fizemos times campeões, pena que ultimamente a direação esqueceu disso. Mas sobre esse problema do BotafogoxTorcidaxCategorias de Base, isso da muito pano pra manga da pra falar disso por horas, como eu disse se gente honesta pegar no batente o Botafogo volta a ser grande, mas se continuar com os mesmos pode ter certeza que vai continuar remando. Por isso que eu sou a favor de clube empresa, bota gente que entende realmente do negócio e não gente amadora, que ta lá só porque bate no peito e diz "é o meu time".

Jenny Taylor disse...

O Benazzi deu o acesso para a Lusa, mas quem caiu foi o Estevão Soares.

Anônimo disse...

SANTA MEU AMOR POR TI NÃO TEM DIVISÃO

Anônimo disse...

INDEPENDIENTE EL MAS CAMPEON DE AMERICA, UNICO CLUB EN GANAR 7 LIBERTADORES -NUNCA- NADIE LO VA A ALCANZAR PORQUE ES EL CLUB MAS GRANDE DE AMERICA.

Anônimo disse...

Corinthiians a Torcida mais oorganizadaa.
Bateriia muiito Fortee;

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO