terça-feira, 15 de setembro de 2009

Há 106 Anos ele Nascia. Há 32, Renascia.



Hoje, dia 15 de Setembro de 2009, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense faz 106 anos.E todo mundo conhece uma história ou outra do Tricolor pra contar, seja 81, 83, 95, 2005, mas a história que eu mais gosto do Grêmio é a que definiu o que ele é hoje.

1977. O ano do renascimento.

O Grêmio foi Campeão Gaúcho em 77. E só. Só? Se você sentar e pensar, vai ver que conseguir barrar a nona vitória seguida do Internacional  não é "só".

Oito anos seguidos vendo seu maior rival sapatear em cima de você. Oito anos vendo a festa ser lá, na beira do Guaíba, enquanto a Azenha dormia silenciosa. Oito anos! Desde aquele 15 de Setembro de 1903 até aquele 25 de Setembro de 1977, o Imortal Tricolor percorreu uma estrada difícil, mas ninguém é grande sem ter sido menor um dia, e ninguém cresce sem perder o medo de olhar pro alto e mirar onde quer chegar. E o Grêmio só chegou onde está hoje depois subir esse primeiro degrau. Guiado firmemente pela mão de um dos maiores mestres do futebol brasileiro, Telê Santana.

O time campeão daquele ano, que penou três jogos contra os Colorados pra poder finalmente erguer aquela taça (que hoje em dia, visto as outras conquistas do Tricolor, parece tão pequena) era formado, entre outros, por Eurico, Oberdan,Tarciso, Tadeu, André Catimba e Iura. Do André Catimba, todo mundo lembra, pois foi ele o autor do gol que daria vida nova ao Grêmio, nascido numa falta batida por Tarciso, o Flecha Negra. Aos 42' , querendo comemorar, André tentou um mortal, não deu muito certo, caiu feito bosta de vaca no gramado, abandonou o campo e nunca mais foi o mesmo.


Dos pés de Tarciso para os de André, dele para a rede em 1977. Do Rio Grande do Sul para o Brasil em 1981, do Brasil para América em 83, da América para o mundo naquele mesmo ano. De Porto Alegre para a história.

Renascido e imortal! Parabéns, Grêmio e gremistas pelos 106 anos de conquistas!

5 Comentários:

Anônimo disse...

O Catimba foi babaca pacaralho nessa comemoração, coitado...
Jheuhauehaiueahae
O tal rolo-compressor dos vermelhos acabou aí, quando o Grêmio começou a mostra sua majestade de novo.

Anônimo disse...

Ah!
A foto do "salto" do André está aqui: http://www.flickr.com/photos/gabriel_biscoito/3922675099/

Blá blá Gol - 106 anos de Grêmio e um marco disse...

[...]Faz-se necessário recordar a conquista do estadual de 1977 com gol de André Catimba, consagrado também pela comemoração um tanto quanto inusitada.

Essa história é melhor contada por Jenny Taylor no el bigodon mardiiito!
[...]

Unknown disse...

Biscoito ele não foi babaca, acho que ele foi muito feliz, pois ficou imortalizado mais pelo salto do que pelo gol, tanto que uma dos trapos tem um desenho desse salto que nunca vai sair da história do Grêmio, hoje comemoramos 106 anos só espero que ano que vem possamos comemorar 107 anos com mais uma libertadores.

PC Filho disse...

Uhm, adorei. Vai ser meu "recordar é viver" de hoje.

Definitivamente a Jenny Taylor ganhou um fã.

(apesar de ter "rebaixado" meu blog na lista do "Eu leio e você devia fazer o mesmo")

HAHAHAHA :P

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO