quinta-feira, 14 de maio de 2009

Histórias do Futebol - A Máquina Verde

"Cem Gols. Sem Palavras."

Era o que trazia a capa da Revista da Folha em 12 de Maio de 1996. Diante de um fundo vermelho, Vanderlei Luxemburgo sentado numa poltrona era rodeado por (um ainda semi-magro) Luizão, Rivaldo, Djalminha e Müller. A revista italiana Guerin Sportivo ia além e trazia em sua reportagem o seguinte trecho se referindo ao time do Palestra: "Massacram, Humilham, Vencem, Marcam".

O Campeonato Paulista nem havia acabado e o time já apresentava campanha e rendimento somente comparáveis ao Santos de Pelé. Com média de gols de 3,4 por partida e passes certos de 79, 3%. Foram 102 gols ao todo e a mão na taça.

A Máquina era formada por Velloso, Cafu, Sandro, Cléber (zagueiro que fechou a competição com 7 gols marcados), Flávio Conceição ( e Galeano calando o Morsa), Júnior, Müller, Amaral, Luizão, Djalminha e Rivaldo. Orquestrada por Luxemburgo, a quem muitos atribuem os méritos maiores dessa campanha. Há também quem diga que o time dos cem gols é responsabilidade única da ex-parceira Parmalat, mas a verdade é que sem o planejamento do "pôfexo" o dinheiro do leite teria sido gasto em vão.

A única derrota foi para o Guarani, mas ela fica esquecida diante de resultados como 7 x 1 no Novorizontino, 8 x 0 no Botafogo de Ribeirão, 6 x 0 no América e no Santos, 4 x 0 no XV de Jaú,  3 x 1 no Corinthians e Portuguesa, 5 x 1 na Ferroviária, 5 x 0 no União São João e 5 x 1 no Juventus.

Na época rolava a piadinha de que o São Paulo Futebol, Peteca e Calcinhas era o time mais perto da perfeição no futebol brasileiro. Por que? Porque basta pular o muro e já está no campo do Palmeiras.

Eu vi, meninos. Vi e gostei. Sou Botafoguense, mas não resisti. Pendurada no armário, ao lado da camisa do Nilton Santos, dorme uma 10 da Máquina Verde.

3 Comentários:

AndersonZ1 disse...

Esse Palmeiras foi o melhor time que já ví jogar!, sou Palmeirense fanático e ñ posso negar que deu até uma certa emoção ver "A Maquina Verde!"

AndersonZ1.

Anônimo disse...

Eu, mesmo sendo Flamenguista adimirava este time.Eu era criança,mas acompanhei muitos jogos da máquina.

Cathwillows disse...

Simpatizo com o time!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO