segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Fazedor de Viúvas



Fazia muito tempo que eu não falava de gibis aqui, andei lendo uma pá de coisas pra cumprir tabela e só uma ou outra me chamou a atenção. Mas nada digno de grandes notas na história da humanidade.

Até esse final de semana. Como fiquei mais pobre que o usual, só me restou ler gibis e maldizer o tempo de bosta que andava fazendo em São Paulo. Aproveitei o ensejo de uma gripe (comum, diga-se de passagem) para não desarmar meu sofá-cama (sim, eu durmo num sofá-cama, isso me torna mais exótica?) e ler um milhão de Marvel Max atrasadas.

E Marvel Max ficou uma tristeza de ler desde que colocaram essas merdas intermináveis de zumbis. Zumbi Marvel, Zumbis, Simon Garth o Zumbi, Zumbi Dando pro Cavalo, etc...Alguns filmes de zumbis são divertidos, mas só. Essa caralha de modinha é um pé nas bolas e nerd fã de zumbi está abaixo do trekker na minha escala evolucionária. Mas eu li tudinho por que não tenho o sangue frio de pular histórias e Justiceiro do Ennis sempre salva tudo no final das contas.

Vi que valeu a pena pôr a leitura em dia ao terminar o EXCELENTE e FODASTYKO arco intitulado "O Fazedor de Viúvas", escrito pelo amor da minha vida, Garth Ennis e (bem) desenhado pelo Lan Medina.

A participação de Frank Castle no arco em questão é quase nada. Cinco viúvas da Máfia se unem para tentarem o que os homens não conseguiram, ou seja, dar cabo da vida do Justiceiro, o que elas não contavam era um fantasma do passado voltando em busca de vingança.

Jenny Cesare (e toda Jenny é foda ;) ) é a irmã mais nova de uma das viúvas do bando. A bunita teve a vida TO-DA CA-GA-DA em nome da "Família", foi dada de bandeja a um leal matador dos Cesares (num plano que incluia as outras esposas de mafiosos para convencê-la que o fêladaputa em questão era um bom partido), que não batia nada bem das idéias e fez Jenny comer o pão que o diabo amassou. Após descobrir um câncer, Jenny decide mudar aquilo tudo, começando por ir ao FBI contar tudinho o que sabia sobre a Família. O que obviamente desagrada sua irmã Annabella. Jenny deveria ter sido morta, mas acaba sobrevivendo para viver uma vida em busca de vingança.

Ao salvar Castle de uma emboscada das viúvas, Jenny tem a oportunidade de contar sua história e agradecê-lo por tê-la feita também uma viúva. E ninguém entende mais de viver somente para a vingaça do que Castle, então nada mais natural que ele deixe a moça seguir livre para terminar o serviço.

Já li dezenas, talvez centenas de obras do Ennis, são todas excelentes para quem não se ofende com tiradas religiosas, humor negro e violência extremada. Mas nenhuma tinha me deixado com um nó na garganta. Já chorei diversas vezes lendo gibi e não tenho o menor problema em admitir isso, mas jamais imaginei que ficaria tocada com uma história do Ennis.

"O Fazedor de Viúvas" já habita o meu imaginário como o melhor arco de Garth Ennis com o Justiceiro, ganhando inclusive do aclamado "Bem-Vindo de Volta, Frank".

3 Comentários:

Fernando Piccolo disse...

Não ganha não.

"São ursos!"

Nuff said.

Zé da Fiel disse...

Não. Garth é infinitamente melhor em estorias despretensiosas e que derrepetem ele transforma em mini-classicos. A quela do Castle na prisão de Rykers matando os responsaveis pela morte da sua familia, (acho que o nome é Na cela) "- tentei levantar o corpo dele e o cerebro cai no meu colo. O cerebro... do meu filho... caiu...no meu... COLO"
E é claro o arco com o barracuda a mini-serie derivada dele.
Se a marvel tivesse peito transformava ele num personagem fixo.

Doutor Radioativo disse...

Devo concordar com tudo que aqui foi escrito...

A [unica coisa que não me deixa dizer que Justiceiro é o melhor trabalho do Ennis é que ele ainda não acabou.

Se ele conseguir fechar esta série (que é bem longa) da mesma maneira que encerrou Preacher, este passa a ser seu melhor trabalho e dentro dessa série Fazedor de Viúvas é mesmo o melhor!!!!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO